terça-feira, 31 de maio de 2011

A BE entrevistou a aluna Joana Martins - Melhor leitora de Outubro e Novembro

Sentámo-nos à conversa com a melhor leitora dos meses de Outubro e Novembro, a Joana Martins do 9º A, e eis o resultado:




Biblioteca: Olá Joana. Tens FaceBook? Quantos amigos tens no FaceBook?

Joana: Olá. Tenho. Uns duzentos e tal, disse a minha irmã, pois eu não me lembro.

Biblioteca: Que nick costumas usar na net?

Joana: Joana Martanhas

Biblioteca: Jogas computador ou nas consolas? O quê?

Joana:  Jogo Nintendo, Playstation com a minha irmã e às vezes no computador, mas não gosto muito de jogar no computador.

Biblioteca: Que desportos já praticaste?

Joana: Natação, só, e já foi há muito tempo.

Biblioteca: Como ocupas os teus tempos livres?

Joana:  Leio e vejo televisão. Também ajudo a minha mãe. A ouvir música e no computador.

Biblioteca: Tens melhor amigo/a? Quem é ou quem são?

Joana: Tenho. É o Ruben Moreira e a Onélia Santos.

Biblioteca: Tens animais de estimação? Quais?

Joana: Sim, tenho a minha cadela, a Jakei, que é muito, muito linda, e tenho o Kico e a Indy, mas não são filhos da Jakie. Tenho também uma tartaruga, que não é bem minha é mais da minha mãe e da Beatriz, a minha irmã.

Biblioteca: Agora que já não és criança, do que sentes mais falta?

Joana: Se calhar da atenção de quando era mais pequena. É sempre diferente da atenção que tenho agora que cresci. Não é que não me deêm atenção, mas era diferente. Sinto falta do tempo livre que tinha...

Biblioteca: Disciplinas que mais gostas?

Joana: Matemática. Sempre gostei muito de matemática. Dá-me prazer resolver equações e similares. É um anti-stress. Gosto da sensação de sucesso de conseguir resolver.

Biblioteca: És fan de?

Joana: Sei lá. Sou fan de muitas coisas. Sou Fan de bons livros. Sou Fan de música. Sou Fan do meu pai e da minha cadela.

Biblioteca: Música que mais ouves actualmente?

Joana: Ouço muita música. Não há alguma que ouça mais, ouço um pouco de tudo.

Biblioteca: Cantor ou banda preferida?

Joana: Three Doors Down

Biblioteca: Fime preferido?

Joana: Tenho 2. A Melodia do Adeus e o Ratatui

Biblioteca: Tens medo de?

Joana: Do escuro. Tenho medo de gatos, detesto gatos. E aranhas, ainda tenho mais medo de aranhas que de gatos e do escuro!

Biblioteca: Clube de Futebol? És socia ou fan ferranha?

Joana: Odeio Futebol! É a coisa que mais detesto à face da terra. Odeio com todas as letras. Irrita-me na globalidade e a confusão que se faz à volta de um jogo. É estranho a obcessão que os rapazes têm de ficarem um dia inteiro a jogar aquilo e irrita-me a agressividade das pessoas em torcer pelo seu Clube.

Biblioteca: Escreves? O quê?

Joana: Escrevo. Poemas. Já participei com um poema num concurso da biblioteca.

Biblioteca: O que queres ser quando fores... maior?

Joana: Não faço a mais pálida ideia. Não sei.

(depois de muita insistência) Medicina, Psicologia ou Psiquiatria são alguams opções.

Biblioteca: Sonhas um dia?

Joana: Ter gémeas!

Biblioteca: Se ficasses muito rica ou poderosa, quais as primeiras coisas que fazias?

Joana: Pagava a casa aos meus pais, muito provavelmente. Era capaz de fazer uma viagem e doava algum dinheiro. Se fosse muito, para que é que eu queria tanto dinheiro?

Biblioteca: O que mais gostaste de ler no mês de Outubro e Novembro na nossa Biblioteca? (já que foste a melhor leitora)

Joana : “A Ana passou-se”, principalmente.

Biblioteca: Livro ou livros que mais gostaste de ler na vida?

Joana: Uma triologia, “O ceptro de Aerzis” e “Sonetos de Florbela Espanca”

Biblioteca: O que te leva até à Biblioteca da Escola?

Joana: A vontade de ler, principalmente.

Biblioteca: O que te leva a ler?

Joana: Eu sempre fui habituada a ler, desde pequenina, e sempre foi algo que me ocupava o tempo e me divertia. Nós enjoamos dos jogos, etc, mas da leitura não enjoamos, já que não estamos sempre a fazer a mesma coisa, dado que há montes de livros.

Biblioteca: O que gostas mais na nossa Escola?

Joana: Eu gosto das actividades que aqui se fazem. Nem tem que ser de participar, gosto também de ver.

Biblioteca: O que mudavas na nossa Escola se tivesses poder e recursos para isso?

Joana: Mudava algumas salas. Há salas que precisam de ser mudadas. As salas onde temos Educação Tecnológica e os Balneários, não gosto daquilo. Mas a Escola já esteve pior.

Biblioteca: Que conselhos deixas a quem ler esta entrevista?

Joana: Que possam ficar a preceber que alguém que seja leitora do mês não é um cromo e não tem que gostar só de ler. As pesoas têm receio do que os outros pensam delas por estarem sempre a ler, e não tem que ser necessariamente assim.

Gostei muito da estrevista. Não estava nada à espera deste tipo de perguntas. Foi muito giro.

Sem comentários: