sábado, 28 de janeiro de 2017

Teatro na Biblioteca Escolar


A biblioteca escolar em articulação com a Unidade de Multideficiência e a docente da disciplina de Teatro, Dulce Teixeira, convidou os alunos de 8º C e D que terminam este mês a referida disciplina a apresentarem, neste espaço, o seu trabalho final.
Foram quatro sketches muito engraçados e muito bem representados pelos pequenos atores que conseguiram  arrancar de quem assistia muitas gargalhadas e grande entusiasmo.
O espaço da biblioteca encheu-se de cor e de alegria com os meninos da Unidade, os alunos do 4º ano da EB1 D. Nuno Álvares Pereira, o 5º A, os alunos com necessidades especiais de ensino e naturalmente os alunos das turmas C e D do 8º ano.
As palavras saíram do papel  dando vida a personagens e a situações recriadas pelos atores.
Muito bom! Parabéns aos alunos e à nossa colega Dulce a quem agradecemos também ter aceite o desafio.



Pedimos desculpa pelas fotografias, mas dadas as restrições a que estamos obrigados, deixamos apenas 4 com os rostos dos atores “desfigurados”, o que é pena, pois a expressão, em teatro é fundamental.

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória da vitima do Holocausto

 Ontem, dia 27 de janeiro, a biblioteca da EB de Corroios assinalou o Dia Internacional em Memória da Vítima do Holocausto com o objetivo de promover a memória e educação sobre o Holocausto para que atos de genocídio como aquele não voltem a acontecer no futuro.
Preparámos uma pequena exposição junto à biblioteca, elaborámos folhetos alusivos ao dia e foi exibido o filme “A Lista de Schindler”.
Num trabalho colaborativo com a secção curricular de História estiveram presentes as turmas A, B e C do 9º ano de escolaridade acompanhados das docentes Cristina Dias (História), Célia (disciplina de Inglês) e Isabel Inácio (disciplina de Educação Visual), as quais disponibilizaram os seus tempos letivos para a consecução desta atividade.
“Aquele que ignora o seu passado está condenado a revivê-lo”

Marc Block



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sessão de leitura na biblioteca



Decorreu hoje na Biblioteca uma sessão de leitura acompanhada de uma breve sessão de meditação. Aceitámos a proposta da senhora encarregada de educação do aluno Rafael Jesus do 5º D, que nos fez a leitura de excertos do livro Reiki para crianças, sobre a história e princípios do Reiki. Estiveram presentes quase todos os alunos da turma acompanhados pela sua diretora de turma, professora Elvira Torgal. A leitura realizada ao som de uma música adequada foi atentamente seguida pelos presentes . 






Após a leitura os alunos foram convidados a fazer uma breve meditação, orientados pela senhora encarregada de educação, a quem deixamos o nosso agradecimento pela sua disponibilidade.



Sessão de escrita na biblioteca

No dia 20 de janeiro decorreu na biblioteca uma sessão de escrita em que participaram os alunos do 5º A e 5º B acompanhados pela sua professora de Português, a docente Teresa Brasileiro. De realçar o excelente comportamento das turmas que elaboraram contos de Natal, os quais poderão vir a participar no Concurso Literário “Um conto de Natal” promovido pela BE José Gustavo da escola sede do Agrupamento.

Aguardamos a entrega dos contos. Vamos lá meninos, o prazo está quase a terminar!

domingo, 22 de janeiro de 2017

Cláudio Pereira na biblioteca da EB de Corroios



Esteve de novo na biblioteca da EB de Corroios o contador de histórias, Cláudio Pereira para mais uma sessão de contos. Foram 60 minutos de magia, de divertimento e de partilha. Os “sortudos” desta vez foram os alunos do 8º ano, turmas A e B. Um sucesso!

Um perito em busca da verdade


As bibliotecas escolares do agrupamento receberam a titulo de oferta o livro “Um perito em busca da verdade” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Um perito em busca da verdade” é o título do novo livro lançado pela APS no âmbito das suas práticas de formação financeira sobre a área dos seguros junto das crianças e dos jovens.
No novo livro agora lançado pela APS, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães enveredam por um estilo de história policial para dar a conhecer aos mais novos as especificidades das várias profissões ligadas aos seguros, nomeadamente a profissão de perito, que é o personagem principal de “Um perito em busca da verdade”.

file:///C:/Users/user/Downloads/PR%20Novo%20Livro%20de%20Isabel%20Al%C3%A7ada%20e%20Ana%20Maria%20Magalh%C3%A3es.pdf


O nosso agradecimento à APS.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Vamos cantar as janeiras

Em Dia de Reis  alunos da EB1 D. Nuno Álvares Pereira acompanhados pela professora de Música, pela Coordenadora de Escola, educadora de infância e assistentes operacionais visitaram a EB de Corroios para cantarem as janeiras. Dos mais pequeninos aos mais crescidinhos todos cantaram muito bem. Uma delícia! 
Partilhamos convosco um pequeno excerto desta atividade que  mantém viva uma das nossas tradições. Pena não podermos mostrar as imagens sem distorcer.


Parabéns a todos!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Reis Magos

Na véspera de Dia de Reis deixamos o poema que se segue:

Os Reis Magos
Diz a Sagrada Escritura
Que, quando Jesus nasceu,
No céu, fulgurante e pura,
Uma estrela apareceu.
Estrela nova … Brilhava
Mais do que as outras; porém
Caminhava, caminhava
Para os lados de Belém.
Avistando-a, os três Reis Magos
Disseram: “Nasceu Jesus!”
Olharam-na com afagos,
Seguiram a sua luz.
E foram andando, andando,
Dia e noite a caminhar;
Viam a estrela brilhando,
sempre o caminho a indicar.
Ora, dos três caminhantes,
Dois eram brancos: o sol
Não lhes tisnara os semblantes
Tão claros como o arrebol
Era o terceiro somente
Escuro de fazer dó …
Os outros iam na frente;
Ele ia afastado e só.
Nascera assim negro, e tinha
A cor da noite na tez :
Por isso tão triste vinha …
Era o mais feio dos três !
Andaram. E, um belo dia,
Da jornada o fim chegou;
E, sobre uma estrebaria,
A estrela errante parou.
E os Magos viram que, ao fundo
Do presépio, vendo-os vir,
O Salvador deste mundo
Estava, lindo, a sorrir
Ajoelharam-se, rezaram
Humildes, postos no chão;
E ao Deus-Menino beijaram
A alava e pequenina mão.
E Jesus os contemplava
A todos com o mesmo amor,
Porque, olhando-os, não olhava
A diferença da cor …
 Olavo Bilac
Em: Bilac, Olavo. (1949, 17ª ed.). Poesias infantis. Rio de Janeiro.