sábado, 30 de janeiro de 2021

"A Paz sem Vencedor e sem Vencidos" de Sophia de Mello B. Andresen

 Prioridades BE - Presença em linha

No dia Escolar da Não violência e da Paz a Biblioteca Escolar deixa este belo poema de Sophia de Mello Breyner Andresen

 A Paz sem Vencedor e sem Vencidos

Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dual'

 

30 de janeiro - Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 Prioridades BE - Presença em linha

30 de janeiro - Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro, data que assinala o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bulling e incrementar a amizade são preocupações deste dia.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

 O pianista

Um filme de  Roman Polanski

O pianista polaco Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus polacos pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a refugiar-se em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.


https://youtu.be/en-Xj7d8NmU



 O Diário de Anne Frank - recomendamos a leitura do livro e o visionamento do filme. Formas diferentes de leitura

O livro


O filme

https://youtu.be/vV9eFSebiXc

27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 Prioridades da BE 2020-2021 – Presença em linha

A Biblioteca Escolar assinala este dia com algumas imagens das exposições que fizemos na Galeria Mir’Arte em anos letivos anteriores, quando o ensino presencial era uma realidade e a Pandemia não estava presente nas nossas vidas.













 


Direção Geral da Educação

27 Jan.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Governo português assinala hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

"Há precisamente 72 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, os Aliados libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, símbolo máximo da barbárie e da desumanidade Nazi.

Hoje, quando se comemora o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Governo de Portugal junta-se a todos aqueles que escolhem não esquecer.

Recordar este período negro da História da Humanidade é um dever de todos. Assegurar que não se repete é uma obrigação comum. Tanto maior quanto à nossa volta vemos surgirem manifestações de racismo, de xenofobia e de antissemitismo que questionam os valores da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da diversidade que devem caracterizar as nossas identidades nacional, europeia e universal.

Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, os judeus, os ciganos, os homossexuais, os opositores políticos, os doentes incuráveis e as pessoas com deficiência. Mas também celebramos a coragem daqueles que escolheram fazer o que estava certo, independentemente das consequências. Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho ou Carlos Sampaio Garrido, insignes diplomatas portugueses e exemplos de altruísmo que não podem ser esquecidos, nem tampouco o Padre Joaquim Carreira, cujo labor em prol das vítimas da perseguição Nazi levou ao seu recente reconhecimento como 'Justo entre as Nações'.

Enquanto membro observador na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal reitera o seu compromisso de manter viva a memória do Holocausto e de continuar a educar as gerações futuras sobre este tenebroso período da nossa História. O seu ensino é fundamental para não se esquecer nem se menosprezarem os perigos que advêm do ódio, da discriminação, do racismo, da xenofobia, do antissemitismo e da intolerância. Estes fenómenos inaceitáveis têm de ser combatidos, sem tréguas, para que se garanta o respeito pelos direitos humanos, a tolerância e a defesa intransigente da dignidade de todos os seres humanos."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Reunião SABE

 Hoje foi dia de reunião SABE do concelho do Seixal.



terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Concurso “Vencer os medos”

 Prioridades da BE – Projetos e Parcerias

Concurso “Vencer os medos”

Decorre até ao dia 26 de fevereiro de 2021 o Concurso de Contos da Casa do Educador do Concelho do Seixal, subordinado ao tema: “Vencer os medos”.

Regulamento do Concurso, in Normas de participação no concurso promovido pela Casa do educador do Seixal:




Ano Novo, novos livros

 Prioridades da BE – Serviço de referência

Ano novo, novos livros

O fundo documental da BE continua a crescer, através da compra de novos títulos (iniciámos a compra da colecção do Clube dos Cientistas) e através de oferta. O nosso agradecimento à colega Isabel Inácio.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

“O meu filme preferido”

 Prioridades da BE – Projetos e Parcerias

No âmbito do Plano Nacional de Cinema, estamos a desenvolver a iniciativa “O meu filme preferido”, no sentido de criarmos uma galeria dedicada à 7ª Arte com as preferências da comunidade escolar.

Contamos com a sua colaboração!

Obrigada.



Pote da gratidão

 As mensagens de gratidão resultantes da atividade proposta na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica na época natalícia encontram-se expostas na Galeria Mir’Arte.

São mesmo muito interessantes!

Vale a pena visitar este pote repleto de mensagens de gratidão.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Passaporte de Leitura

 Prioridades da BE: Leitura




A Biblioteca Escolar iniciou, hoje, a entrega do passaporte de leitura aos alunos que mais requisições/leituras fizeram até ao momento. Foi muito bom ver a alegria e o orgulho que estes alunos sentiram por serem os primeiros a usufruir deste documento que os irá acompanhar até ao 9º ano de escolaridade se frequentarem a nossa escola e que esperamos conservem pela vida fora, para mais tarde recordarem os livros que lhes fizeram companhia, os distraíram, os ensinaram e que lhes permitiram viajar e viver aventuras a que de outro modo não teriam acesso. Esperamos sobretudo que possa vir a ser um estímulo à leitura, para outros alunos mais renitentes aos livros e à leitura.

Exposição interdisciplinar: “Biodiversidade, à Descoberta das plantas e dos animais em diferentes cores”

 Prioridades da BE – Presença em linha

Trabalho colaborativo

Encontra-se já patente na Galeria Mir’ Arte da EB de Corroios, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de 8º ano nas disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais e História, em articulação com a Biblioteca Escolar. Um trabalho colaborativo com excelentes resultados.

Uma exposição a visitar!











segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

«Miúdos a Votos»: já temos os livros-candidatos a eleições!

 Foram 30 409 os alunos que apresentaram os seus livros preferidos como candidatos às eleições de «Miúdos a Votos». Os livros que obtiveram mais de 50 nomeações nos 1º, 2º e 3º ciclos, e mais de 22, no Secundário, foram apurados.

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.




terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Estatística da biblioteca -1º Período

 Presença em linha

Bibliotecas Escolares em números -1º período










Feliz Ano Novo

 FELIZ ANO NOVO

A biblioteca escolar deseja a todos os seus amigos um excelente 2021, esperando que a situação pandémica em que nos encontramos seja ultrapassada.