No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a secção de História do nosso Agrupamento, em articulação com o Plano Nacional das Artes, as Bibliotecas Escolares e o Clube de música, receberam no auditório da Escola Secundária João de Barros, o Comandante Carlos Beato, para falar das suas memórias sobre a revolução do dia 25 de abril de 1974 e destacar figuras como o Capitão Salgueiro Maia e o jovem militar, José Alves Costa. Este cabo, considerado um herói, ficou conhecido por desafiar as ordens de um brigadeiro do regime, recusando-se a disparar sobre Salgueiro Maia e os seus companheiros. A sua coragem foi decisiva para evitar o derramamento de sangue durante a Revolução, marcando um momento-chave na história do nosso país.
Preservar estas memórias, incluindo o legado de figuras como o Comandante Carlos Beato, que com coragem exemplificam o espírito de resistência e o compromisso com os ideais de liberdade e justiça social, é fundamental para educar as gerações futuras sobre o valor da democracia e da participação cívica. Manter viva esta história, através de relatos, celebrações e espaços de memória, é uma forma de honrar os sacrifícios de todos aqueles que lutaram pela liberdade, enquanto se constrói um futuro mais consciente, inclusivo, solidário e democrático.
A Câmara Municipal do Seixal, esteve representada na pessoa de Maria João Macau, Vereadora da Educação, Mobilidade, Urbanismo e Recursos Humanos.
Em representação da nossa escola estiveram as turmas 9ºB e 9ºC.
Um sincero agradecimento ao Comandante Carlos Beato pela simpatia e testemunho partilhado e à professora Dulce Teixeira pela dedicação e organização exemplar.