sexta-feira, 31 de maio de 2024

Lançamento da Brochura de Culinária "Letras e Sabores"

 No dia 28 de maio, foi publicada e apresentada mais uma revista de culinária “Letras e Sabores”, que conta já com três edições.

Este projeto, que envolve os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem do nosso Agrupamento, procura mostrar que através da cozinha, podemos construir um mundo mais inclusivo e promover o respeito pelas diferenças.
Cozinhando, os alunos aprendem a escolher alimentos saudáveis, desenvolvem habilidades motoras e ganham confiança ao verem os resultados de seus esforços em pratos deliciosos.
Estiveram presentes alunos e professores, que ajudaram a dinamizar a festa com a leitura de poemas e provérbios, a professora Sara Nascimento falou e alertou para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Convidamos todos a fazerem parte deste projeto, através da adquisição desta revista.
Parabéns! a todos os alunos envolvidos.
Parabéns! Professora Elvira Torgal, por acreditar que a culinária é uma ferramenta poderosa e independentemente das suas limitações, todos têm o direito de aprender e explorar habilidades e talentos.









quarta-feira, 29 de maio de 2024

Semana do Cinema

 A “Semana do Cinema”, a decorrer na nossa Biblioteca, até ao dia 31 de maio, iniciou as suas atividades no dia 27, com a turma 7ºC, que esteve acompanhada pela professora Carla Meira, para assistirem à projeção do filme “Uma Turma Difícil”, da cineasta francesa Marie-Castille Mention-Schaar, um filme sobre os desafios da educação e a importância da escola.

Baseado numa história verídica, este filme revelasse como facilitador para uma reflexão e discussão sobre objetivos, ética, diversidade e cidadania.
Porque o cinema não pode ser valorizado apenas como uma forma de entretenimento, mas também como um poderoso instrumento educativo e cultural. A valorização da sétima arte, em ambiente escolar, é de grande importância para a formação integral dos alunos.
Nesse contexto, o Plano Nacional de Cinema desempenha um papel fundamental ao integrar o cinema no quotidiano escolar.
A todos o nosso obrigado.




sábado, 25 de maio de 2024

Prioridades BE 2023/24 – Projetos/Parcerias

 Esta é uma iniciativa que vai muito para além de ser apenas uma revista de receitas, pois, é, acima de tudo, um projeto escolar inclusivo, que promove a participação ativa e valorizada dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem do nosso Agrupamento, reforçando a importância da inclusão e diversidade na nossa comunidade escolar.

Contamos com a presença de todos!


terça-feira, 21 de maio de 2024

 No passado dia 16 de maio, na Feira de Projetos Educativos do Seixal, realizou-se a finalíssima do Concurso Municipal de Leitura do Seixal, no escalão do 3º ciclo.

A Escola Básica de Corroios foi representada de forma excelente, pela nossa aluna Ana Carolina, da turma 9ºD.
Este concurso constituiu um marco significativo na promoção da leitura entre os jovens do nosso concelho. Incentivou o desenvolvimento de competências essenciais, como a compreensão leitora, a capacidade crítica, a expressão escrita e oral, além de servir como um ponto de encontro para estudantes que partilharam entre si o gosto e as paixões literárias, inspirando-se mutuamente e fomentando uma comunidade de leitores entusiastas.
Um voto de parabéns e felicidades para a aluna Mariana Galego, a grande vencedora, e para todos os envolvidos, cujo empenho e dedicação tornaram este evento um sucesso e uma verdadeira celebração da leitura!



segunda-feira, 13 de maio de 2024

Prioridades 2023 /2024: Gestão da BE: reforço da coleção. - Doação de livros Fundação Jorge Álvares

 No âmbito do seu projeto editorial e com o propósito de manter vivo o relacionamento de mais de quinhentos anos entre Portugal e a República Popular da China, a Fundação Jorge Álvares ofereceu à nossa biblioteca, dois exemplares do livro “Encontros na Cidade Proibida” da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Rui Sousa.

Trata-se de uma ficção histórica, que combina a história e cultura de Macau e da China Antiga com uma emocionante aventura de dois irmãos, Francisca e Luís, em terras do Oriente. Esta narrativa centra-se na figura histórica do padre jesuíta Tomás Pereira, que viveu em Pequim entre 1673 e 1708.
Uma obra cheia de aventuras que, para além de enriquecer a nossa biblioteca, desejamos que se revele uma fonte de inspiração e aprendizagem.
Agradecemos à Fundação Jorge Álvares por mais esta oferta.


sexta-feira, 10 de maio de 2024

VI Concurso de Leitura Expressiva do Agrupamento de Escolas João de Barros! - Alunos premiados

É com honra que anunciamos os resultados do VI Concurso de Leitura Expressiva do Agrupamento de Escolas João de Barros!

Para o nosso júri, a tomada de decisão não foi fácil, dada a qualidade de todas as apresentações.
Resta expressar o nosso profundo apreço por todos os participantes, cujo talento e dedicação tornaram este concurso verdadeiramente especial. Agradecemos a todos por fazerem desta edição mais um momento inesquecível.
Parabéns aos vencedores!





quinta-feira, 9 de maio de 2024

Palestra com Francisco Cantanhede - Celebrar os 50 anos da revolução de abril

 Prioridades BE 2023/24 - Currículo, literacias, aprendizagens.

Comemorações 50 anos de 25 de abril.
No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de abril, foi com muito prazer que recebemos hoje, na biblioteca escolar da escola Básica de Corroios, o professor e investigador Francisco Cantanhede, numa atividade em parceria com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Cidadania, organizada e dinamizada pela professora Cristina Dias. Estiveram presentes quatro turmas do sexto ano (A,B,C e D) e duas do sétimo (B e C).
O professor Francisco Cantanhede, veio falar-nos da sua infância e das suas vivências em tempos de ditadura, da escola, da fome, do medo, do trabalho, da falta de respeito pela dignidade humana, da falta de liberdade para poder falar das injustiças sofridas…
Comparar essa realidade com a liberdade que vivemos hoje, foi um exercício de compreensão e gratidão para todos os presentes.
No entanto, esta liberdade não é garantida e deve ser defendida e protegida por todos nós.
Cada geração tem a responsabilidade de aprender com o passado e trabalhar para construir um futuro onde a liberdade e a justiça sejam para a todos.
A professora Cláudia Mariano, da disciplina de Educação Musical, preparou com uma turma de 6ºano, um momento musical como forma de homenagem, onde foi cantada a música de Sérgio Godinho “Liberdade”.
Obrigada professor Francisco Cantanhede!
Obrigada professora Cláudia Mariano!
Foi um gosto recebê-los na nossa biblioteca.







VI Concurso de Leitura Expressiva do Agrupamento de Escolas João de Barros

Hoje, o auditório da nossa escola sede foi o palco da finalíssima do VI Concurso de Leitura Expressiva do nosso Agrupamento. Estiveram presentes representantes de todas as escolas, desde o 1º ciclo ao secundário.

O valor desta iniciativa, ultrapassou o simples ato de se ler em voz alta, valorizou a leitura e a literatura como instrumentos de enriquecimento cultural, intelectual, criativo e expressivo.
Foi verdadeiramente encantador e emocionante ouvir a leitura e a expressividade demonstrada por estes alunos.
Parabéns a todos os participantes! pela dedicação e compromisso com a leitura!





sábado, 4 de maio de 2024

 Prioridades 2023 /2024: Gestão da BE: reforço da coleção.

Continuamos a reforçar a nossa coleção, desta vez com a oferta de vários livros.
Ser amigo da biblioteca vai além de apenas frequentar o local para requisitar livros, fazer pesquisas ou realizar trabalhos. É entender o valor dos livros, não apenas como objetos mas como fontes de conhecimento e inspiração.
Uma maneira extraordinária de fortalecer estes laços é através da doação de livros à biblioteca. Ao partilharmos aqueles livros que já cumpriram a sua missão nas nossas estantes pessoais, abrimos caminho para que eles encontrem novos leitores.
Cada livro doado é uma porta que se abre para alguém, uma oportunidade para expandir horizontes e despertar paixões literárias.
A todos o nosso muito obrigado!