No passado dia 4 de outubro comemorou-se o Dia Mundial do Animal, pelo que resolvemos conhecer melhor aqueles que são muitas vezes os nossos melhores amigos.
Amistosos e brincalhões, os animais de estimação são uma inegável companhia e fonte de alegria e bem-estar. Por isso, não é de estranhar que quatro em cada dez portugueses tenham, pelo menos, um destes animais, sendo que os cães representam 30% das preferências e os gatos 19%, de acordo com o que refere uma nota de comunicação do grupo de consultoria GCI.
No entanto, e de acordo com o médico veterinário do canil/gatil do Seixal que visitou a nossa escola nesse dia, muitos são os cães e gatos abandonados no nosso concelho, quer seja por dificuldades financeiras, quer por falta de alternativas ou por desconhecimento das características de certas raças na fase adulta. O canil/gatil do Seixal, conhecido por não fazer abate de animais, recebe cerca de 500 animais por ano e dá cerca de 500 animais por ano para adoção.
Os animais ajudam os seus donos a terem uma melhor qualidade de vida, possibilitando-lhes uma melhor saúde física e mental. Ajudam a consolidar a autoestima e a confiança dos seus donos, facilitando igualmente o desenvolvimento das relações sociais. No entanto, antes de pensar em adotar um animal de estimação, sobretudo tratando-se de uma cão ou de um gato, que requerem maiores cuidados e disponibilidade, é importante que as pessoas ponderem bem todas as implicações inerentes a esta decisão, porque adotar um animal é uma grande responsabilidade.
No dia 4 de outubro, as turmas do 8º ano tiveram oportunidade de refletir sobre estas questões com a ajuda do Dr. Miguel:
E no dia 10, os alunos trouxeram os seus animais de estimação para os mostrarem no desfile que aconteceu na nossa escola:
Sem comentários:
Enviar um comentário