segunda-feira, 5 de outubro de 2020

5 de outubro - Implantação da República

 


1910 - 2020 - 

Assinalamos, no dia de  hoje, 110 anos da implantação da República em Portugal.

Deixamos um pequeno excerto de um poema da autoria de  João de Barros (1881-1960, republicano, pedagogo e poeta – patrono do nosso Agrupamento.

 


Canção do Homem

Onde vou, onde vou – que um sol mais vivo

Me atrai os olhos e me guia os passos?

Que Terra é esta, onde não sou cativo?

Que sonho é este, que me estende os braços?

 

Onde vou eu, atónito e sozinho,

Quase perdido, ansioso em meu andar?

-Fogem as sombras pelo meu caminho

E o meu passado é como um torvelinho

De espumas vagas sob a luz do luar

 (…)

 Uma névoa ligeira e preguiçosa

Vai subindo da Terra de oiro e rosa

E do mar todo em chama….

- E eu bebo essa frescura, que embriaga,

Da água que foi rio, fonte ou vaga,

Ou se perdeu na lama!

 (…)

Barros, João, Humilde Plenitude, Livros Brasil, Lisboa, 1951Págs.  62, 63


Sem comentários: