quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Miúdos a votos - Campanha "livro mais fixe"

 O projeto 'Miúdos a Votos' é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior, que promove tanto a leitura como a cidadania. Os alunos têm a oportunidade de eleger os livros que mais gostaram de ler, seguindo um processo que replica as regras e etapas de uma eleição política, desde o recenseamento e apresentação de candidaturas até à campanha eleitoral, votação e escrutínio.

Depois do recenseamento, da escolha e apresentação de candidatos, a campanha pela defesa e conquista do título de “livro mais fixe” ganha força e intensifica-se à medida que se aproxima o dia da eleição (12 de março).
O espaço da nossa galeria dedicado à campanha, já está quase todo preenchido com trabalhos realizados com a colaboração da disciplina de Português.










Livro do mês - Fevereiro- "Fala-me de amor"

 


No conhecido “Mês dos Afetos” o nosso destaque para o livro do mês vai para, “Fala-me de Amor” de Graça Gonçalves. Um livro onde a esperança e a energia transformadora do AMOR têm um papel importante e que aborda temas atuais como a falta de comunicação na família, a violência, a droga, a anorexia.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Concurso literário “Uma Carta de Amor”

 O amor tem muitas formas… Como o vai descrever?

Ainda dentro das atividades do mês de fevereiro, mês dos afetos, concurso literário “Uma Carta de Amor”, dinamizado pela Biblioteca da escola secundária do nosso Agrupamento - Biblioteca Escolar José Gustavo.
Se tens uma história para contar, sentimentos para expressar ou palavras que tocam o coração, esta é a tua oportunidade de brilhar.
Participa!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Dia Internacional da Língua Materna

 A língua materna é mais do que um meio de comunicação é a essência da identidade cultural de um povo. No dia 21 de fevereiro, celebrou-se o Dia Internacional da Língua Materna, instituído pela UNESCO, com o objetivo de promover e proteger a diversidade linguística e construir um mundo mais inclusivo.

Em África, por exemplo, a oralidade é fundamental na transmissão de saberes e culturas, mantendo viva a identidade dos povos. Através de contos e provérbios, passam de geração em geração, conhecimentos e valores preservando tradições e reforçando laços comunitários. Assim, a língua materna torna-se um elo entre passado e futuro, assegurando a continuidade das tradições.
Na Escola Básica de Corroios, celebramos a data com uma sessão de contos e lendas africanas, com um jogo de mímica onde através dos gestos os alunos tentaram adivinhar provérbios dos países de origem de alguns colegas. No final todos reinventaram e escreveram um final diferente para a lenda “Os sete pássaros”, refletindo sobre os seus valores culturais de família, amizade e coragem.
Estiveram presentes os alunos da turma 5ºD, acompanhados pela professora Sara Pólvora.
Parabéns a todos os participantes!
Se esqueço a minha língua materna
E as canções que o meu povo canta
Para que servem os meus olhos e as minhas orelhas?
Para que serve a minha boca?
Se esqueço o cheiro da terra
E não lhe sou útil.
De que me servem as minhas mãos?
Que faço neste mundo?
Como pude admitir a insensata ideia de que a minha língua é fraca e pobre
Se as últimas palavras da minha mãe
Foram pronunciadas em evenki?
Alitet Nemtushkin, um poeta evenki (minoria étnica da China)










quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

“Cartas de Amor à Moda de Camões”

 Ainda dentro das comemorações dos “500 anos de Luís de Camões”, mas já com um pezinho no dia de São Valentim, a prof. Adélia Arrifes recebeu esta semana, na biblioteca da nossa escola os alunos das turmas 7ºC, 8ºC e 9ºB, para uma atividade dedicada à escrita de “Cartas de Amor à Moda de Camões”.

Esta iniciativa possibilitou explorar alguns aspetos biográficos e estilísticos de temas intemporais que marcaram a obra do poeta, permitindo refletir sobre temas que marcaram a sua escrita, como o amor e a saudade.
Durante a sessão, os alunos ouviram alguns dos poemas mais icónicos de Camões e tiveram a oportunidade de escrever as suas próprias cartas de amor e amizade, inspiradas na riqueza da sua linguagem.
Num desafio final, os alunos procuraram escrever alguns dos versos estudados, transformando-os em mensagens de SMS, através de abreviaturas e emojis. Numa fusão criativa entre passado e presente, procuraram construir pontes entre a poesia clássica e a linguagem digital dos dias de hoje.
Obrigado a todos os participantes!








“Quem és tu, Luís Vaz de Camões?”

 No âmbito das comemorações dos “500 anos de Camões”, a professora Ilda Lopes dinamizou na nossa biblioteca a atividade “Quem és tu, Luís Vaz de Camões?”.

Esta atividade incluiu, o visionamento de um vídeo sobre a vida e obra de Camões (disponível na RTP 2) e a apresentação de um Genially. Os alunos puderam ainda aplicar os seus conhecimentos num Quiz e, no final, foi realizada uma leitura bilíngue de poemas de Camões.
Estiveram presentes as turmas 9º C, D e E, em duas sessões, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a vida e a importância da obra do poeta, reconhecendo a sua relevância para a literatura portuguesa.
Parabéns a todos os participantes! Em especial à professora Ilda Lopes pelo empenho e dedicação.