sábado, 1 de março de 2025

Dia Internacional da Língua Materna

 No âmbito das comemorações do "Dia Internacional da Língua Materna" os alunos das turmas de PLNM e do projeto Mira@colhe reuniram-se na nossa biblioteca para uma sessão onde as diversas línguas e dialetos foram os verdadeiros protagonistas.

Orientados pelas professoras Sílvia Faim, Assiya Ismail e Teresa Brasileiro, os alunos apresentaram contos, canções, expressões populares, provérbios e adivinhas na língua dos seus países de origem – Crioulo de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, Urdu, Nepali e Bengali. A turma 5ºD esteve presente como convidada.
Esta foi uma sessão cheia de diversidade linguística e cultural, que permitiu aos alunos partilhar as suas raízes e identidades de uma forma enriquecedora. Ao longo de toda a sessão, foi possível observar o entusiasmo e a dedicação dos alunos em dar voz à sua língua materna, numa demonstração clara de respeito e valorização das diferentes culturas que coabitam na nossa escola.
Este evento sublinhou também a necessidade de valorizar as línguas maternas não apenas como veículos de comunicação, mas também como elementos de identidade cultural. Num exemplo claro do nosso compromisso com uma escola inclusiva e solidária, permitindo que todos os alunos, independentemente da
sua origem, se sintam valorizados e compreendidos.
Ainda dentro desta atividade, pode ser visitada na nossa galeria Mir`Arte uma pequena exposição relacionada com o tema, onde se encontram retratados aspetos culturais e linguísticos das diferentes comunidades representadas pelos alunos.
Obrigada a todos os alunos e professores envolvidos pelo empenho e carinho revelados.










Sem comentários: